Pedra no rim, sintomas e tratamento.

pedra no rim

Uma das piores dores que uma pessoa pode ter na vida é a de uma pedra no rim. Muitos pacientes que já tiveram um cálculo renal, como também é conhecida, dizem nunca querer passar novamente por uma experiência tão dolorosa.

 

Porém, este não é um problema atual visto que a pedra nos rins é conhecida desde os tempos de Hipócrates, que é considerado o pai da medicina e que consta, inclusive, do juramento médico na parte em que diz: “…  não praticarei a cirurgia de talha perineal…”. Esta cirurgia era como os médicos à época buscavam tratar as crises renais, porém como não existia nem anestesia e nem cuidados antissépticos um grande número de pacientes acabava morrendo.

 

Mas, como é formada a pedra no rim? Esta resposta ao certo à medicina ainda não possui, porém sabe-se que se expele pela urina uma grande quantidade de vitaminas, proteínas, sais de cálcio, cistina, entre outras substâncias. O que pode acontecer, em alguns casos, e é até onde os estudos mais avançados foram, de que a urina fique saturada destas substâncias e acabe formando cristais que, por fim, tornam-se as pedras no rim.

 

Geralmente, acontece em homens e mulheres adultos (não importa o sexo) até os 70 anos de idade, porém é grande o número de crianças entre 0 a 10 anos de idade que possuem um cálculo renal. Estima-se que entre 12% dos homens e 5% das mulheres possa ter uma pedra no rim durante toda a vida.

 

Sintomas de pedra no rim.

 

O principal sintoma de uma pedra no rim é uma dor terrível que começa de uma hora para outra e, principalmente, no momento de urinar podendo chegar até a obstrução a passagem da urina.

 

Uma pedra no rim pode causar, ainda, náusea, vômito ou palpitações e a dor pode acabar se estendendo do abdômen inferior até a virilha.

 

Porém, caso a pedra ainda esteja pequena pode ser assintomática, ou seja, não exibir nenhum tipo de sintomas e, desta forma, a pessoa nem fica sabendo que está com o problema.

 

É normal os pacientes buscarem o tratamento somente após terem uma cólica renal, como é conhecida a terrível dor que a pedra no rim gera. A cólica renal tem por característica ser uma dor aguda, intensa, que vai e vem e percebe-se que sua origem é dos rins.

 

Tratamento de pedra no rim.

 

Existem vários tratamentos para a pedra no rim, conforme veremos abaixo:

 

- Medicamentos: prescritos pelos médicos, os medicamentos tem a finalidade de apenas agir sobre os momentos de dor aguda. Portanto, são apenas analgésicos e anti-inflamatórios.

 

- Litotripsia: é um bombardeando das pedras através de ondas de choque que tem por objetivo quebra-las e, desta maneira, eliminá-las através da urina.

 

- Ureteroscopia: é uma técnica que permite retirar as pedra que estiverem localizadas no ureter, via endoscopia.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>